MAS AFINAL O QUE É A SOBERANIA?
O que é Soberania:
No dicionario.priberam.org/soberania, Soberania [so·be·ra·ni·a (soberano + -ia)] é a qualidade ou estado do que é soberano; Autoridade de soberano; Território de um soberano; Conjunto de poderes de um Estado organizado politicamente, que o estabelecem como entidade independente de autoridade plena, no plano interno e no plano externo; Poder supremo; Autoridade moral; Excelência.
“Soberania é a qualidade de algo ou alguém que é soberano, isto é, uma autoridade superior (com mais poder e domínio) em comparação aos demais.
Numa soberania, o poder fica concentrado nas mãos de um único indivíduo, organização ou instituição. A soberania também pode se referir ao poder máximo que é dado a determinada pessoa ou entidade no que diz respeito a uma respectiva área ou assunto.”
https://www.significados.com.br/soberania/
A soberania é a autoridade definidora dentro da consciência individual, construção social ou território.
https://en.wikipedia.org/wiki/Sovereignty
O que é um Soberano:
De acordo com a Infopédia, Soberano ( so.be.ra.no subəˈrɐnu) vem do latim *superānu-, «que está por cima».
Assim, o Soberano é o que tem soberania; que detém autoridade suprema; supremo; é o que exerce o poder sem qualquer restrição; absoluto; autoritário; é o que que detém o poder; dominador.
O Soberano detém e exerce a autoridade e poder única e exclusivamente sobre si mesmo, nunca sobre os outros. O Soberano sabe os limites do seu território, que são o seu corpo.
O Soberano conhece-se a si mesmo, sabe que tem dois lados, o bom e mau, a luz e a sombra.
Jamais ignora o seu lado mau, mas aceita-o, conhece-o e domina-o, trabalhando-o, para que o seu lado bom seja o dominante e o que idealmente apresenta ao mundo.
«Nas estritas palavras do renascentista francês, Jean Bodin (1530-1596), “a soberania é o poder absoluto e perpétuo de um Estado-Nação”.
A soberania se manifesta, principalmente, pela constituição de um sistema de normas jurídicas capaz de estabelecer as pautas fundamentais do comportamento humano dentro de uma territorialidade.”»[fonte], sendo que estas normas júridicas podem ser vistas como a tua auto-consciência, auto-controle e conduta dentro do teu corpo (território).
Exerceres a tua soberania é um acto de responsabilidade extrema; é um acto de consciência máxima.
“Tem havido uma guerra constante, uma guerra com o medo. Aqueles que têm a coragem de conquistá-lo são libertados e os que são conquistados por ele são levados a sofrer até que tenham a coragem de derrotá-lo.”
Alexandre, o Grande
Assumindo que o caminho se faz caminhando, é da inteira responsabilidade de cada um deitar pés ao mesmo e fazer a sua jornada pelo difícil percurso até à Soberania individual.